SMIRNOFF
Uma Vodca Russa criada em 1860
É uma homenagem ao russo Piotr Arsenyevitch Smirnov. Dono de uma destilaria em Moscou.Ele foi o primeiro a filtrar a vodca usando carvão vegetal.
Curiosidade – O nome atual, com “ff” no final, surgiu na década de 1920. Vladimir, um dos filhos de Piotr, fugiu da perseguição comunista na Rússia e se refugiou na França. Lá, adotou a versão francesa de seu sobrenome, transformando “Smirnov” em “Smirnoff”.
ANTARCTICA
Cerveja Paulista criada no ano de 1889
O nome vem da empresa que produzia a cerveja. No início, a Companhia Antarctica Paulista era uma fábrica de gelo – daí a referência ao continente no nome e aos pingüins no rótulo.
BRAHMA
Uma cerveja brasileira (\o/) fundada em 1888, no Rio de Janeiro.
A origem de seu nome tem três versões: 1) A atração do criador da marca, o suíço Joseph Villiger, pela cultura indiana (os hindus cultuam o deus Brahma);
2) Sua admiração pelo compositor erudito Johannes Brahms;
3) Uma homenagem ao inventor da válvula de chope, o inglês Joseph Brahma
51
Cachaça de Pirassununga (SP) criada em 1951
A marca “51? foi comprada pela indústria Müller de bebidas em meados da década de 1950. Como a empresa não tem o registro do antigo dono, é difícil saber o porquê do nome
Curiosidade – Uma das versões é que o nome original da bebida era Palmeiras 51, uma homenagem à conquista da Taça Rio pelo time paulistano em 1951. A tal “caninha Palmeiras 51? realmente existiu, mas ninguém sabe se ela deu origem à atual “Pirassununga 51?
SANGUE DE BOI
Vinho da Hungria criado no século 16
A bebida brasileira é uma cópia de um vinho inventado no século 16, na Hungria. Assustados com a coragem dos soldados húngaros que enchiam a cara com o vinho, os invasores turcos espalharam a lenda de que a bebida era, na verdade, sangue de boi.
Curiosidade – O vinho Chapinha, rival do Sangue de Boi, ganhou o nome por causa da sua primeira embalagem: uma garrafa de 600 ml com tampa de metal, apelidada de “chapinha” pelos fãs.
DREHER
Conhaque originado em Bento Gonçalves (RS) no ano de 1955
É o nome de uma família de origem alemã que plantava uvas desde 1906 na cidade gaúcha de Bento Gonçalves. Com as uvas, eles faziam vinho branco para vender numa cantina. No entanto, o conhaque – obtido através da destilação do vinho branco – superou o vinho em popularidade
Curiosidade – Em 2001, a marca Dreher foi vendida para o grupo italiano Campari.
0 comentários:
Postar um comentário